Como criar partições HD - Particionar disco

Por Jorge Sampaio segunda-feira, maio 16
Se deseja criar partições no seu computador, poderá utilizar o programa gratuito EaseUS Partition Master. O programa permite particionar o seu disco sem grandes complicações e sem ter de formatar o Windows (compatível com Windows XP, Vista, 7, 8 e 10).

Tal como já foi referido, não são necessários conhecimentos técnicos para utilizar o EaseUS Partition Master, no entanto, lembrámos o leitor, o EaseUS Partition Master não é um "brinquedo", quando mal utilizado pode levar a perda de dados.

Como criar partições no HD



Em primeiro lugar, será necessário diminuir o tamanho de uma partição de forma a libertar espaço para particionar o disco.

Para isso, inicie o EaseUS, seleccione a partição que pretende diminuir e clique em "Resize/Move Partition" no menu de navegação à sua esquerda. Na janela que surge, diminua o valor do campo "Partition Size" (através das setas) de forma a libertar espaço no seu disco.

como criar partições

Cuidado: Não liberte demasiado espaço, sob pena de ficar sem espaço livre na partição diminuída.

Clique em Ok para diminuir a partição.Em seguida, clique no espaço "Não alocado" (Unallocated) e com o botão direito do rato seleccione "Create Partition".

Na janela que surge, dê um nome à sua partição e seleccione uma letra para a sua unidade. A partição deverá ser formatada em NTFS.

como criar partições

Para aplicar as modificações, clique no botão "V" no canto superior esquerdo. Caso não esteja satisfeito com as alterações, basta clicar na seta esquerda (undo last change).

como criar partições

Nota: apenas é possível reverter as alterações antes de aplicar as novas configurações.

Faça o Download do EaseUS Partition Mater aqui: Download EaseUS Partition Master (se o download não iniciar clique aqui).

Artigos relacionados:

Seja o primeiro a comentar em " Como criar partições HD - Particionar disco "