Lista de programas (indispensáveis) após Formatar o Windows

Por Jorge Sampaio quarta-feira, dezembro 17
A formatação do Windows permite corrigir vários erros do sistema, revertendo o Windows para o seu estado "original". Após a formatação, podemos iniciar a reposição dos programas e arquivos excluídos durante todo o processo.

No entanto, é necessário ter uma particular atenção aos programas instalados, optando por adicionar o software realmente indispensável. Dessa forma, mantemos o Windows sempre otimizado e livre de problemas, evitando a reformatação.

Lista de programas indispensáveis após Formatar o Windows

Programas essenciais após formatação:



Se você acredita que existe outro programa que merece estar nesta lista, não se esqueça de partilhar o seu comentário. Teremos todo o gosto de completar o artigo com a sua sugestão.

1. Drivers

Em primeiro lugar, será necessário instalar os drivers dos componentes do seu computador.

Os drivers são responsáveis pela comunicação entre os dispositivos (placa gráfica, placa de som, etc.) e o próprio Windows.

A instalação dos drivers deve ser feita com cuidado, pois deve obedecer ao modelo exacto do dispositivo, e a respectiva versão do sistema operativo. Para o ajudar, nós recomendamos a instalação de um programa específico para baixar e instalar os drivers, por exemplo:


programas essenciais após formatar windows instalar drivers
2. Antivírus

O Antivírus é essencial para garantir a segurança do Windows, protegendo os dados do seu computador de ataques de hackers, vírus e outros Malwares.

Atualmente existe uma extensa lista de antivírus gratuitos, mas pela sondagem que levamos a cabo o antivírus "Avast" parece surgir no topo das preferências dos usuários. Para baixar o Avast aceda à seguinte página: Avast Free.

Após o essencial...

Após instalar os drivers e o antivírus podemos dizer que possuímos os programas absolutamente essenciais, no entanto, existem outros programas que podemos considerar importantes pois aumentam a funcionalidade do PC, senão vejamos:


3. Office

Instale uma suite Office gratuita no computador que lhe permita criar documentos, planilhas, apresentações ou base de dados facilmente. Nós recomendamos a suite "Libre Office", pois é bastante completa e encontra-se em português.
4. Navegador

Não limite a sua navegação ao Internet Explorer, atualmente existem outros navegadores que proporcionam uma excelente experiência de navegação.

Google Chrome


5. IoBit Uninstaller

Quando desinstalamos um programa através do Painel do Controlo do Windows, ficam arquivos e entradas de registo do programa desinstalado guardados no seu Windows. O acumular desses arquivos podem levar à lentidão do Windows ao fim de algum tempo de utilização.

Para evitar este problema, recomendamos a utilização do programa gratuito IoBit Unistaller. Após a desinstalação de um programa o IoBit Unistaller faz uma busca no seu sistema para garantir que não existem "resíduos" do programa removido.

6. CCleaner

Outro programa interessante que pode ajudar a manter a performance do seu Windows é o CCleaner. O funcionamento do programa é bastante simples, na prática, basta clicar no botão "Correr Cleaner" para que o programa execute uma varredura de todos os arquivos desnecessários no seu Windows.

Se aceder ao menu "Ferramentas" - "Arranque" poderá definir quais os programas que podem arrancar com o sistema.

Baixar CCleaner

Concorda com os programas propostos?

Não concorda com os programas propostos? Que programas adicionava (ou removia)? Partilhe a sua opinião enviando o seu comentário. Obrigado.

2 Comentários " Lista de programas (indispensáveis) após Formatar o Windows "

Anónimo

Olá,

gostaria apenas de mencionar que descobri o vosso site apenas hoje mas tenho estado a ler vários posts de "uma só vez". Estou a gostar da forma como a informação está exposta (simples e directa, sem complicações e com os links para os posts respectivos para matérias ja descritas). Estou a reunir bastante informação útil e continuarei daqui para a frente a seguir o vosso blog. Não têm que aceitar este comentário neste post, nem tenciono que o façam, pretendia somente que o lessem (ou que o lesses, pelo entendi és apenas uma pessoa) e dar os parabéns pelo excelente trabalho. Estou fã. Obrigado. PS: fala uma pessoa relacionada com a área.

Anónimo

Excelente valeu...