Como mudar do Windows 32 bits para 64 bits - Windows 10

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 25

O Windows 10 é distribuído em duas versões: 32 e 64 bits. A Microsoft permite ao usuário escolher a versão que pretende usar, embora seja necessário que o hardware do computador suporte a mudança.

Neste tutorial, iremos explicar como mudar o Windows 32 bits para 64 bits e responder às principais dúvidas dos leitores. Caso possua mais alguma dúvida, poderá enviar o seu comentário.

mudar do Windows 32 bits para 64 bits


Como mudar do Windows 32 bits para 64 bits


Em primeiro lugar, é importante perceber que os sistemas 32 e 64 bits possuem arquitecturas diferentes e como tal, não é possível fazer a atualização de sistema de 32 bits para 64 bits.

Em vez disso, é necessário efectuar uma instalação "limpa" do sistema operativo, ou seja, apagar todos os arquivos do sistema anterior e voltar a instalar o Windows (desta vez, versão de 64 bits).

O meu computador suporta 64 bits?


Em primeiro lugar, é necessário que o seu processador possua uma arquitectura de 64 bits. Como é que eu posso saber isso?

Para saber a versão do Windows que você está utilizar, clique com o botão direito do rato no ícone "O meu Computador" e selecione "Propriedades".

Em alternativa, poderá pressionar as teclas Windows + X e na janela de opções que surge escolher a opção "Sistema".

Verifique campo "Tipo de Sistema" onde encontrará a versão do Windows instalada bem como a arquitectura do Processador.

mudar de 32 bits para 64 bits

A versão de 64 bits também exige algumas funcionalidades extra que alguns processadores de 64 bits mais antigos não possuem, nomeadamente as funcionalidades "SSE2" e "EM64T" (ou "AMD64").

Para saber se o seu processador está equipado com estas funcionalidades, poderá usar o programa gratuito CPU-Z.

É muito complicado? Claro que falar estes termos técnicos, pode assustar alguns usuários. No entanto, não há motivo para alarme, até porque o Windows 10 irá recusar a instalação caso o seu sistema não suporte a versão de 64 bits.


1. Backup dos arquivos

Comece por fazer o backup dos seus arquivos, guardando num suporte externo ou em nuvem. Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: como fazer o backup dos meus arquivos.

2. Instalação limpa do Windows 10

É importante salientar, que será necessário fazer a atualização para o Windows 10 (mesmo que seja a versão 32 bits), para usufruir da promoção da Microsoft e obter uma licença grátis do Windows 10.

atualizar para o windows 10

Claro que se comprou uma licença do Windows 10 em separado, este passo é desnecessário. Para mais detalhes consulte este tutorial: Como atualizar para o Windows 10.

Após conseguir a sua licença do Windows 10, já poderá avançar para a formatação e instalação do Windows 10, para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como formatar e instalar o Windows 10.

Seja o primeiro a comentar em " Como mudar do Windows 32 bits para 64 bits - Windows 10 "