Como descobrir meu IP (via Linha de Comandos ou Router)

Por Jorge Sampaio domingo, novembro 22
Um endereço de IP (Internet Protocol), é um número que identifica um dispositivo conectado a uma rede. Os endereços de IP são atribuídos a computadores, tablets, smartphones, impressoras, etc.

Neste tutorial, iremos explicar como descobrir o IP (público ou privado) usando a linha de comandos do Windows, ou através das configurações do seu router (roteador).

Como descobrir meu IP?


O seu dispositivo possui dois tipos de IP's: o privado e o público. O IP privado é atribuído ao seu dispositivo na sua rede doméstica.

Um exemplo prático da utilização do IP privado, é na troca de arquivos entre o PC e o seu Android usando o AirDroid.

Para obter o seu IP privado poderá usar a linha de comandos do Windows. Para isso, pressione as teclas de atalho CTRL + SHIFT + ESC para iniciar o gestor de tarefas. Agora, aceda ao menu "Arquivo" - "Nova Tarefa".

Na janela que surge digite "cmd.exe" (sem aspas). Na linha de comandos digite "ipconfig" (sem aspas). Você encontrará o seu IP privado no campo "IPv4 Adress".

como descobrir ip privado


Descobrir o IP Público

O IP público é a identificação que surge ao navegar na Internet. Poderá obter o IP público através das configurações do seu router (roteador).

Para isso, comece por aceder às configurações do router como explicado no seguinte tutorial: Como acessar configurações do roteador. Agora pesquise as definições da sua rede "Lan" (ou WAN) em busca do seu IP.

como descobrir ip público


Existem ainda outras soluções para consultar o seu IP público (por exemplo, usando o Google). Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como saber meu IP.

Posso alterar o meu IP?

Se pretende ocultar o seu IP enquanto navega na Internet poderá usar uma VPN ou um proxy. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como aceder à Internet através de uma VPN.

Seja o primeiro a comentar em " Como descobrir meu IP (via Linha de Comandos ou Router) "