Como corrigir o erro 0xc000000e (falha no Boot)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, dezembro 9
Sempre que tenta iniciar o seu computador recebe o erro 0xc000000e? Saiba como resolver o erro de uma forma simples e rápida.

O erro 0xc000000e surge quando o Windows não consegue aceder à partição de arranque. Este problema pode surgir por diversos factores, como por exemplo uma falha na configuração da BIOS, uma clonagem de disco (após o upgrade, por exemplo para um disco SSD) mal executada, etc.

Como corrigir o erro 0xc000000e


1. Reparar o arranque do Windows

A solução principal para o erro 0xc000000e é a reparação do arranque do Windows. Para isso, será necessário usar o DVD do Windows. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como reparar o Windows.



2. Configurar o disco na BIOS

Se você mudou recentemente de disco duro (rígido), pode acontecer que o disco não se encontre configurado corretamente na BIOS.

Em primeiro lugar, é importante garantir que o disco se encontra ligado na mesma porta "SATA" que o disco anterior ocupava.

Nas opções da BIOS, verifique a ordem de arranque (Boot), definindo o disco rígido como primeiro dispositivo de arranque. Se trocou o seu disco antigo por um SSD, também é importante ativar a opção "AHCI". Para isso, procure a opção "SATA Configuration" e troque para "AHCI".

ativar ahci nos discos ssd


3. Migrar correctamente

Se tentou clonar um disco antigo, para um novo disco SSD poderá ter falhado a cópia dos arquivos de arranque. A melhor forma de clonar o seu disco para SSD, é através do programa AOMEI Partition Assistant, que possui uma funcionalidade muito interessante para auxiliar a migração.

Esta opção copia a partição oculta de arranque e a partição de sistema. Para isso, basta instalar o programa referido e usar a opção "

clonar disco para ssd


Ficou com dúvidas, ou conseguiu corrigir o problema de forma diferente? Envie o seu comentário para o SafePC Tuga.

Seja o primeiro a comentar em " Como corrigir o erro 0xc000000e (falha no Boot) "