Como instalar um antivírus no PC - SafePC Tuga

Por Jorge Sampaio domingo, fevereiro 14
O antivírus é essencial para garantir a segurança do seu computador, smartphone ou tablet. No entanto, instalar um antivírus acarreta sempre algumas dúvidas:

  • Devo comprar um antivírus?
  • Como instalar um antivírus no PC?
  • Que antivírus devo instalar?
  • “Será que o antivírus está a funcionar?“




Como instalar um antivírus no PC


Devo comprar um antivírus?

Por norma, os antivírus pagos possuem mais funcionalidades de proteção (anti phishing, anti spam, etc) que um antivírus gratuito.

E como tal, oferecem um nível de segurança superior (conheça as diferenças entre antivírus grátis e PRO) . No entanto, não é necessário pagar para obter uma boa protecção, um antivírus gratuito é capaz de manter a segurança do seu computador com bastante fiabilidade.



Como escolher um antivírus?

O mercado possui uma enorme oferta de antivírus, no entanto, é preciso ser muito coerente na hora de escolher qual o melhor antivírus para instalar.

Por norma, recomendamos um antivírus mundialmente reconhecido, visto que está sob constante escrutínio, e como tal, mais atento às falhas que possam existir.

Usar um antivírus mundialmente reconhecido, também reduz a possibilidade do utilizador instalar um antivírus falso. Ou seja, um antivírus que não protege o computador, ou no pior dos cenários, que prejudica severamente o seu computador.

Como instalar um antivírus?




Antivírus gratuito: se pretende instalar um antivírus gratuito no computador, recomendamos o avast.

O Avast é um dos antivírus mais bem cotados por diversos testes da especialidade, e é igualmente o antivírus gratuito mais votado na nossa sondagem “qual o melhor antivírus gratuito”.

Se pretende reforçar a sua segurança e comprar um antivírus, poderá optar pela versão "PRO" do Avast.

Sabia que: Comprar um antivírus online é normalmente mais barato que comprar numa loja "física"?


Como saber se o antivírus está a funcionar?



Após instalar o antivírus, ele fica a trabalhar em plano de fundo evitando incomodar o utilizador. Ao fim de algum tempo, é normal que o usuário se comece a perguntar: será que o antivírus está mesmo a funcionar?

Na verdade, existe um pequeno teste que permite verificar se o antivírus funciona. Na prática basta criar um arquivo no bloco de notas. Para mais detalhes consulte: Como testar um antivírus.

Seja o primeiro a comentar em " Como instalar um antivírus no PC - SafePC Tuga "