Como ativar o Windows Defender (manualmente)

Por Jorge Sampaio domingo, julho 10
O Windows Defender é um antivírus gratuito disponibilizado pela Microsoft, que se encontra incorporado de forma nativa, nas versões mais recentes do Windows (nomeadamente Windows 8, 8.1 e 10).

Dessa forma, a Microsoft procurou garantir que todos os computadores possuíssem uma linha de segurança básica, contra as ameaças de malware.

Por norma, sempre que instala um antivírus, o Windows Defender é desativado automaticamente. Isso acontece, porque não é recomendado possuir dois antivírus instalados ao mesmo tempo. Não obstante, você poderá reativar o Windows Defender no seu computador com relativa facilidade.

Como ativar o Windows Defender


Como ativar o Windows Defender



Tal como já foi referido, não é possível instalar dois antivírus no seu computador (no entanto, poderá usar o Malwarebytes Anti-malware para obter uma segunda opinião de segurança).

Para remover um antivírus será necessário usar o programa AppRemover. Caso tenha dúvidas, consulte o nosso tutorial: como remover antivírus (completamente).

remover antivírus


Em seguida, pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas e aceda ao menu "Arquivo" - Nova Tarefa. Na caixa de diálogo que surge digite "services.msc" (sem aspas). Localize o serviço do Windows Defender e com o botão direito do rato aceda às "Propriedades".

No separador "Geral" defina o tipo de arranque para "Automático". Caso o serviço se encontre parado, clique no botão "Iniciar".

Não consigo ativar o Windows Defender



Está com dificuldades em ativar o Windows Defender? Experimente o seguinte procedimento. Comece por aceder novamente o gestor de tarefas pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC. Na caixa de diálogo que surge digite "regedit" (sem aspas).

No editor de registo navegue até ao diretório HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender

Na janela à direita clique com o botão direito do rato e selecione a opção "Criar valor Dword (32 bits)" com o nome DisableAntiSpyware, o qual deverá possuir o valor de zero.

Instalar outro antivírus

Não ficou totalmente satisfeito com o Windows Defender? Atualmente existem diversos antivírus gratuitos que garantem a segurança do seu PC.

Caso pretenda conhecer algumas sugestões, consulte o seguinte artigo: Melhores antivírus gratuitos.

Seja o primeiro a comentar em " Como ativar o Windows Defender (manualmente) "