Como instalar um disco SSD no notebook (sem reinstalar o Windows)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, março 18
A instalação de um disco SSD é provavelmente um dos melhores upgrades possíveis de aplicar ao seu computador.Os discos SSD não possuem partes móveis (ao contrário dos discos tradicionais), o que se traduz em maior velocidade de leitura / escrita, menor consumo energético, e maior resistência ao choque.

A melhor parte, é que você poderá clonar o seu disco atual para o novo SSD, evitando a aborrecida tarefa de reinstalar o Windows e respectivos arquivos pessoais.

Como instalar um disco SSD no notebook


1. Comprar disco SDD




O preço dos discos SSD estão a cair abruptamente, e como tal, tornou-se ainda mais apetecível fazer este upgrade. Antes de avançar é importante verificar o tipo de disco que pode comprar.

Existem os discos SATA que podem ser usados em qualquer computador portátil / secretária, o formato mSATA usado em Ultrabooks e o formato M.2 usados em computadores mais recentes.

Caso tenha dúvidas, poderá usar o programa HWinfo e aceder a secção Motherboard para obter mais informações sobre o tipo de ligação suportada.

hwinfo


Nota: você poderá conectar um disco com ligação SATA 3 mesmo que o computador apenas suporte SATA 2. O único inconveniente, é que a velocidade máxima será menor.



2. Clonar o disco

Para iniciar a clonagem do disco, será necessário conectar o seu SSD a uma entrada USB do computador.

Para isso irá necessitar de um cabo USB - SATA (presumindo que é este o tipo de ligação irá que usar), que poderá adquirir numa loja de informática. Agora basta usar um programa específico para iniciar a clonagem, por exemplo, o AOMEI Backupper.

aomei backupper


Caso tenha dúvidas consulte o nosso artigo como clonar um disco. Esta operação pode demorar largos minutos.

Instalar o disco SSD no Notebook

Para terminar basta encerrar o Windows, desligar o computador da tomada, remover a bateria e proceder a troca do disco rígido, removendo a respectiva tampa de proteção do chassi do notebook.

Note que o primeiro arranque será mais lento, visto que o Windows irá reconhecer a substituição do disco e concluir o upgrade. Está pronto. Precisa de ajuda extra envie o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Como instalar um disco SSD no notebook (sem reinstalar o Windows) "