Perfil Temporário no Windows 10 - Como resolver?

Por Jorge Sampaio domingo, maio 7
Sempre que tenta iniciar sessão no Windows, obtém uma mensagem erro indicando que "Iniciou sessão com um perfil temporário" e que "Não pode aceder aos seus ficheiros, e que os fichs. criados nesse perfil serão eliminados"? Não se preocupe, o problema é bastante simples de resolver.


Este erro significa que as configurações do seu perfil estão corrompidas, e que o Windows criou um perfil "temporário" para permitir iniciar e corrigir o problema. Isso pode acontecer por diversos factores, desde uma atualização do Windows mal implementada, um encerramento impróprio do PC, ou até mesmo "Malware".

Existem duas formas simples de resolver o problema: usando o editor de registo (ou registo), ou através do restauro do sistema. A primeira solução é mais rápida, mas mais "desconfortável" para usuários iniciantes, a segunda (com o restauro do sistema) é mais lenta mas igualmente eficaz.

Perfil Temporário no Windows 10


1. Editar o Registo (registro) do Windows



Com a sessão iniciada no perfil temporário, pressione as teclas de atalho Windows () + R para iniciar a janela "Executar". Digite regedit para abrir o editor de registo (ou registro). Navegue até à seguinte chave:


HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList.


Expanda a chave ProfileList para visualizar várias entradas. Procure a chave "S-1-5" (chave SID) seguido por um número longo. Ao clicar nessa chaves poderá visualizar o perfil associado olhando para o nome contido em "ProfileImagePath".

registro do windows perfil temporário


Uma dessas chaves irá terminar em ".bak", sendo esse o arquivo de backup do seu perfil. Agora, realize o seguinte procedimento (com atenção).

Você encontrará duas chaves com o mesmo número, por exemplo:

S-1-5-21-1590167473-4267824186-2435678551-1008
S-1-5-21-1590167473-4267824186-2435678551-1008.bak


Execute a seguinte alteração:

Apague a chave: S-1-5-21-1590167473-4267824186-2435678551-1008 (verifique se o campo "ProfileImagePath" contem a palavra "Temp"). Agora com o botão direito do rato faça "Mudar o nome" na segunda chave e remova o ".bak". Está pronto, da próxima vez que iniciar o Windows, o problema estará resolvido.

2. Restauro de sistema



Na janela de login do Windows, mantenha a tecla SHIFT pressionada, clique no botão de "Power" que encontra no canto inferior da tela e selecione "reiniciar".

reiniciar em recuperação


O seu Windows irá apresentar as ferramentas de recuperação do sistema. Vamos começar por aceder à "Restauração do sistema". Selecione um Restauro de Sistema para reverter o seu computador para uma data em que tudo funcionava corretamente.

O Windows irá então iniciar o processo de recuperação.

O Restauro de sistema não funciona, e agora? Existe a possibilidade do "Restauro de Sistema" não se encontrar ativa, sendo assim, poderá optar pela "Reposição do sistema", que basicamente "reinstala" o Windows mantendo todos os seus arquivos.

2 Comentários " Perfil Temporário no Windows 10 - Como resolver? "

Anónimo

Obrigado pelo tutorial, Jorge! Li alguns artigos e este foi o único que ajudou a resolver o meu problema.

Anónimo

Muito obrigada pela ajuda! Li vários tutoriais de como arrumar esse erro e apenas o seu me ajudou.