Comece a Vender Produtos no Facebook (Marketplace)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, agosto 30
Agora já é possível vender produtos no Facebook usando a funcionalidade "Marketplace". Este serviço foi lançado em 2016, mas só recentemente chegou à Europa. O funcionamento do serviço é bastante simples, fazendo lembrar outros sites como o OLX ou o Custo Justo.

Os produtos publicados ficam visíveis para todos os usuários do Facebook, podendo usar os mais diversos filtros (incluindo de distância) para o ajudar a encontrar os produtos desejados e filtrar as propostas "irrealistas" de alguns usuários (visto que os anúncios não são submetidos a uma avaliação prévia).

A forma de pagamento do produto tem de ser combinada com o anunciante, visto que o Facebook não disponibiliza uma ferramenta de pagamento. No entanto, lembramos que o Facebook Messenger permite enviar dinheiro através do aplicativo (ainda indisponível em alguns países).

facebook marketplace


Como vender um produto no Facebook


No computador, comece por clicar no botão "Marketplace" que surge no menu à sua esquerda no Facebook. Em alternativa, poderá aceder ao seguinte link: Facebook Market. No Smartphone, toque no botão em forma de "loja" que encontra no menu principal.

vender produtos no android


Em seguida, clique no botão "Vender um item" e preencha as informações básicas do seu produto. No seu Smartphone, basta tocar na indicação "O que estás a vender" para abrir a galeria de imagens do seu dispositivo.



Deverá incluir várias fotografias para complementar o seu anúncio. Se necessário, poderá pressionar o botão "pincel" para editar as suas fotografias (adicionar efeitos, cortar partes indesejadas, adicionar figuras etc.).

editar fotos do produto do marketplace


Quando terminar, clique no botão "Publicar".



Para gerir o seu produto, basta aceder ao menu "Venda" do Market Place. Você poderá marcar o produto como vendido, excluir ou editar os detalhes do produto.

item vendido no facebook marketplace


Partilhar com os amigos

Por padrão, o Facebook não publica o produto na sua "Timeline". No entanto, para aumentar a probabilidade de venda, poderá partilhar o link do item. Para isso, basta abrir a publicação do Marketplace e clicar no link "Partilhar".

Seja o primeiro a comentar em " Comece a Vender Produtos no Facebook (Marketplace) "