Quais as melhores alternativas ao Camtasia (Top 5)

Por Jorge Sampaio terça-feira, julho 24
Uma das ferramentas mais conhecidas no mundo para gravação de tela, o Camtasia possui recursos avançados e extremamente profissionais, garantindo sempre alta qualidade de resolução de imagem e áudio.

A questão é que todo esse profissionalismo tem um custo, custo esse que nem todos estão dispostos a pagar ou o mais comum, não possuem recursos para o investimento.

A licença para o Camtasia pode chegar a R$ 994,00, valor um pouco pesado para algumas pessoas que apenas procuram fazer vídeos para o YouTube, mas como fazer para ter acesso aos recursos?



Muitas pessoas utilizam a ferramenta de forma esporádica, outras utilizam como forma de trabalho, seja para qual for a finalidade saiba que o Camtasia não é o único software disponível no mercado, existem opções mais baratas ou até mesmo gratuitas com funções iguais e similares.

Para você que achava que estava sem saída por não poder obter a licença do Camtasia, confira agora as 5 opções mais em conta de similares ao Camtasia.

#1 IceCream Screen Recorder

Esse é um software que assim como o “primo” Camtasia permite a você realizar a captura da tela do seu computador em formatos de imagem ou vídeo. O funcionamento é bem simplificado, logo na home do programa existe a opção “Capture Vídeo” e “Screenshot”, clique na opção desejada e aparecerá na sequência uma janela com as ferramentas disponibilizadas pelo IceCream.



#2 VLC Player

O VLC Player é mundialmente conhecido por seu um dos mais poderosos players de áudio e vídeo, mas o que poucos sabem é que existem outras funções que se destacam nesse software gratuito, como sua captura de tela em alta definição, não te deixando na mão no quesito qualidade.

#3 Screenpresso

Essa é uma das opções que oferecem algumas funções a mais, além da captura de tela. O Screenpresso funciona em segundo plano, deixando a mostra apenas o botão Print Screen, responsável por iniciar a captura de tela.

capturar tela em vídeo screenpresso


Entre as ferramentas adicionais do programa estão: captura por janela ou região, histórico de capturas, editor de imagem, caixa de texto, efeitos e sombra, de borda e contorno, formas geométricas e redimensionamento.

#4 Wondershare Filmora

Conhecido como um dos melhores editores de vídeo do mercado o Wondershare Filmora (tutorial) ficou conhecido por sua facilidade de manuseio, até mesmo para os editores iniciantes. Apesar de ser um editor que pode ser baixado gratuitamente, na versão gratuita os vídeos saem com uma marca d'água.



O que poucos sabem é que a versão gratuita, permite realizar a gravação de tela sem a marca d'água, sendo uma ótima opção para quem busca o recurso do Camtasia com alta qualidade e totalmente free.

#5 Free Screen Recorder

Bem simples de utilizar o Free Screen Recorder, realiza a captura de tela em formato AVI. Esse software permite um pouco mais de personalização por parte do usuário, como a escolha de exibir o cursor ou não, determinar os codecs, tamanho e qualidade do vídeo, além de configuração de captura de áudio.

Com interface simples, possibilita que até mesmo os usuários mais experientes tenham facilidade de utilizá-lo, já que as funcionalidades estão nítidas na home. Outro ponto positivo é o seu tamanho, não ocupando muito espaço em seu computador como os demais.

#Bônus: Atomic Active Presenter



Esse é dos mais completos, sendo ideal para quem precisa produzir tutoriais ou apresentações mais elaboradas, já que além do recurso de gravação de tela o Atomic Active Presenter ainda permite a criação de apresentações de slides profissionais, nada de imagem e texto aos moldes Powerpoint.

O programa dá a possibilidade de apresentações mais completas e com designer mais convidativo, sendo uma opção de alta qualidade e gratuita para você.

E aí curtiu nossas dicas? Deixe aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar!

Seja o primeiro a comentar em " Quais as melhores alternativas ao Camtasia (Top 5) "