Como enviar email confidencial no GMail (que se auto-destroem)

Por Jorge Sampaio sexta-feira, agosto 31
Os utilizadores do Gmail já podem usufruir dos emails confidenciais (temporários), que se autodestroem após um determinado período de tempo (definido pelo usuário). As mensagens podem ser protegidas com um código enviado através de SMS. Se necessário, o usuário poderá renovar o acesso à mensagem ou remover o acesso antecipadamente.

O método de funcionamento é muito simples, você envia uma mensagem que fica armazenada nos servidores do Google. Após o período definido expirar, a mensagem é excluída. É possível proteger o acesso à mensagem com um código enviado através de SMS.

Como enviar email confidencial no GMail


Como enviar um email "confidencial"?





No computador, basta selecionar a opção criar e-mail e clicar no botão “Ativar / desativar modo confidencial”. Na versão mobile, será necessário tocar no botão de opções (3 pontos) e selecionar o “modo confidencial’ durante a composição do novo email.

Ativar / desativar modo confidencial


Em seguida, será necessário definir o período de validade da mensagem, bem como se pretende que seja exigido um código através de SMS para visualizar a mensagem. Quando terminar, clique no botão "Guardar".

validade de email confidencial no gmail


O destinatário irá receber uma mensagem com a indicação que recebeu um e-mail através do modo confidencial, com o link para abrir a mensagem nos servidores do Google.



Segurança limitada...


O modo confidencial é efectivamente uma excelente funcionalidade, mas com algumas limitações. O Google pode afirmar (e bem) que o destinatário não poderá imprimir ou copiar ou conteúdo, no entanto, nada o impede de tirar um printscreen para guardar o conteúdo, ou até mesmo gravar a tela em vídeo para maior detalhe. No entanto, não deixa de aumentar a privacidade das suas mensagens.

Seja o primeiro a comentar em " Como enviar email confidencial no GMail (que se auto-destroem) "