[Resolvido] PC não foi iniciado corretamente (mensagem de erro ao arrancar PC)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, agosto 23
Sempre que inicia o seu computador, surge uma mensagem indicando que o PC não foi iniciado corretamente? Este erro é relativamente comum, podendo ser provocado por falta de drivers, arquivos de arranque corrompidos, etc.

Neste tutorial, encontrará todos os procedimentos necessários para corrigir o problema e voltar a aceder aos seus arquivos normalmente.


PC não foi iniciado corretamente




PC não foi iniciado corretamente – Passo a Passo para corrigir o erro


A solução passa por restaurar o sistema a partir de um ponto de restauração escolhido por você, ou restaurando o computador. É possível resolver também acessando as opções avançadas na solução de problemas.

Primeiro tem de acessar ao site de download de softwares da Microsoft. Aí cria uma mídia de instalação do Windows 10. Se não conseguir através do seu computador, use um que esteja funcionando corretamente (não compromete a licença).

mídia de instalação windows 10


Depois siga os seguintes passos: 

1. Coloque o mídia de instalação no seu computador e reinicie (guia de criação da mídia). Na primeira tela (que surge imediatamente após ligar o PC) pressione a tecla de atalho para aceder à configuração da BIOS (F2, DEL, etc).

baixar windows 10


2. Coloque o suporte de instalação criado (pendrive ou DVD) em primeiro lugar na ordem de arranque (Boot).Salve as alterações e reinicie o computador. Quando aparecer a tela "Instalar o Windows", escolha a opção "Reparar o meu computador". Caso essa tela não apareça, pode ser um erro de configuração no início de uma unidade determinada.

alterar ordem arranque na bios




3. Selecione a opção "Resolução de problemas".



resolução de problemas windows 10

4. Depois restaure o sistema a partir de um ponto de restauração. Para isso selecione Opções avançadas e depois Restauração do Sistema. Essa ação remove todos os drivers, aplicativos e atualizações que tenham sido instaladas até à data escolhida para o ponto de restauração do sistema.

Também removem todos aqueles que possam estar sendo causa de problemas no computador. Essa ação não tem influência nos seus arquivos pessoais.

restauro sistema windows 10


5. Caso a Restauração de Sistema não seja suficiente, poderá usar o "Reparo Automático", que permite corrigir os erros mais comuns do arranque, substituindo os arquivos corrompidos. Para isso, basta aceder novamente às opções de recuperação e selecionar "Reparo Automático".

Quando mais nada funcionar....


Se com os passos anteriores não conseguir resolver o erro da mensagem o Pc não foi iniciado corretamente, pode experimentar fazer uma instalação limpa do Windows 10, ou outra versão anterior se for de sua preferência.

No entanto, antes de partir para essa ação, deve estar ciente que removerá todos os arquivos pessoais, assim como drivers e aplicativos, ou alterações de configurações que tenha feito entretanto.

Para isso deve acessar o seguinte tutorial e seguir os procedimentos descritos: Instalação limpa do Windows 10. Esperamos que esses passos consigam resolver o seu problema com a mensagem de erro o Pc não foi iniciado corretamente.

Seja o primeiro a comentar em " [Resolvido] PC não foi iniciado corretamente (mensagem de erro ao arrancar PC) "