Controle as Luzes de sua Casa com a Voz | SONOFF

Por Jorge Sampaio domingo, março 10
Já imaginou se pudesse ligar / desligar as luzes de sua casa com o seu Smartphone? Ou melhor ainda, usar a sua voz para controlar as luzes? Já é possível e é relativamente barato.

Para isso, iremos usar o dispositivo "SonOff Basic" que pode ser adquirido em lojas online (como a Amazon, GearBest, eBay, etc.). O SONOFF BASIC é um interruptor inteligente que funciona através de Wi-Fi. Este dispositivo pode ser usado em conjunto com o Google Assistente (Home Control) para ligar e desligar o interruptor.





O Sonoff é um dispositivo relativamente barato (normalmente 5 euros, dependendo das promoções e cotações do dólar / euro). Para funcionar, o dispositivo necessita estar ligado uma rede Wi-Fi, no entanto, pode funcionar igualmente usando um comando RF (tradicionalmente usado para abrir portões de garagem).

sonoff




Vamos começar....

Após recebermos o Sonoff procedemos à respectiva instalação. Na prática, basta conectar os fios do candeeiro que pretende controlar através do dispositivo. As instruções são bastante descritivas. No nosso caso, bastou conectar o fio "Azul" no canal "N" e o castanho no canal "L" (como na imagem).

sonoff


Agora, será necessário instalar o aplicativo aplicativo ewelink que permite controlar o SONOFF. O aplicativo solicita que seja criada uma conta gratuita, que pode ser usada para desligar as luzes à distância através da Internet (fora de casa) e conectar ao Google Home Control.

Em seguida, clique no botão do SONOFF para iniciar o emparelhamento. Inicie a configuração do aplicativo, adicionando a senha da rede Wi-Fi. O aplicativo permite controlar vários dispositivos SONOFF.

ewelink


Após a configuração inicial, já poderá ligar e desligar a luz com o seu smartphone. Repare que o SONOFF consegue memorizar a configuração, ou seja, ser trocar a luz para outra tomada, ele irá reconectar à rede Wi-Fi automaticamente.



Controlar a luz com a voz


Para controlar as luzes da sua casa usando a voz irá necessitar da funcionalidade Google Assistente. O Google Assistente com "Home Control" apenas se encontra disponível em versão BETA (atualmente, sendo expectável que a versão seja liberada na versão final).

Para usar esta funcionalidade será necessário se tornar um usuário "BETA", Para isso, será necessário aceder ao Google Play e procurar o aplicativo "Google". No final da página irá encontrar um link para se tornar um testador "Beta".

Google Assistente


Aguarde 5 minutos, até surgir o botão "Atualizar" do aplicativo "Google". Para que a opção "Home Control" seja exibida, será necessário recorrer a um pequeno "truque", neste trocar o idioma do seu Android ("English"). Poderá fazer a alteração através das configurações do seu Android (não se preocupe, no final, poderá reverter para Português novamente).

Agora, aceda ao aplicativo "Google" - "Toque no botão 3 pontos" - Settings. Na secção "Google Assistant" clique em "Configurations" - Home Control.

home control google


Toque no botão "+" e procure o aplicativo "Smart We Link". Faça o login com a conta que criou no "ewelink". Está pronto, já poderá ligar e desligar a luz do seu dispositivo falando para o seu Smartphone (lembrando que deve estar configurado para iniciar com o "OK Google".

Em alternativa poderá simplesmente pressionar a tecla "Home" para lançar o Assistente Google e dizer o comando "Turn Everything On". Também poderá desligar uma luz específica indicando o nome que atribuir, por exemplo "Turn Luz On".


Para terminar, basta trocar novamente o idioma novamente para português. Está pronto. Lembre-se, que atualmente os comandos só funcionam em inglês.

Seja o primeiro a comentar em " Controle as Luzes de sua Casa com a Voz | SONOFF "