Como resolver: "Secure Boot Violation" no arranque do PC

Por Jorge Sampaio quinta-feira, dezembro 13
Sempre que tenta iniciar o computador, depara-se com uma tela vermelha dizendo "Secure Boot Violation"? Não se preocupe, por muito assustador que possa parecer, o erro pode ser resolvido através da opções da MotherBoard (BIOS /UEFI).

Apesar do Secure Boot estar desenhado para o Windows 8 e Windows 10, alguns computadores com Windows 7 também podem apresentar o problema, visto que algumas motherboards permitem ativar esta funcionalidade, independentemente do sistema operativo instalado.

Secure Boot Violation


O que é o Secure Boot?


Em computadores modernos (equipados com o Windows e 8/10), os fabricantes começaram a introduzir a opção secure boot que impede a alteração dos arquivos de arranque do Windows.

Esta medida foi uma implementação por parte da Microsoft aos fabricantes, que pretendia dessa forma melhorar a segurança do utilizador, e impedir que versões modificadas do Windows (por exemplo, por malware) pudessem ser executadas.

Como resolver?


Na primeira tela de arranque, pressione a tecla de atalho para aceder à configuração da BIOS / UEFI. Normalmente, as teclas usadas são o F2 ou DEL, dependendo do fabricante. Agora aceda ao separador “Security” desative a opção "Secure Boot" (coloque em disabled).

desativar o secure boot


Em alguns modelos ASUS, poderá pressionar a tecla F7 para aceder às opções avançadas. Em seguida, navegue até Advanced Boot Menu > Boot Secure Boot e no campo "OS Type", altere para "Other OS". Salve as alterações e reinicie o computador.

Recuperar para versão de fábrica


Alguns dos nossos leitores indicaram que o problema só ficava resolvido quando revertiam o PC para estado original de fábrica (sugestão do suporte do fabricante). No entanto, este método implica a perda de arquivos pessoais, e só pode ser aplicado em computadores que ainda possuam a partição recovery.

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como reverter o PC para o estado original de fábrica.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver: "Secure Boot Violation" no arranque do PC "