Como monitorizar uso da Placa Gráfica (GPU e FPS)

Por Jorge Sampaio terça-feira, dezembro 4
Precisa de monitorizar a utilização da placa gráfica durante um jogo, bem como obter o número de Frames por segundo (FPS)? É muito simples, na prática, poderá usar o Gestor de Tarefas do Windows para controlar a utilização do GPU, ou um programa específico como o AfterBurn para obter mais informações como os FPS, temperatura, etc.

Vamos começar pelo Gestor de Tarefas, na atualização Falls Creator Update do Windows 10 (também conhecida por 1709) a Microsoft passou a disponibilizar a monitorização da placa gráfica de forma nativa.



A Microsoft garante que os resultados exibidos no Gestor de Tarefas são mais precisos, do que os programas externos. O Gestor de Tarefas poderá ser colocado "sempre visível", o que lhe permitirá visualizar a utilização do GPU, mesmo quando está a executar um jogo.



1. Usando o Gestor de Tarefas



Comece por abrir o Gestor de Tarefas, pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC ou simplesmente pressionado com o botão direito do rato no menu Iniciar e selecionar o Gestor de Tarefas. Agora clique nos separadores do gestor de tarefas com o botão direito do rato e marque a opção GPU. Agora já poderá monitorizar a utilização que cada programa dá à placa gráfica.


Se pretender controlar a utilização da placa gráfica dentro de um jogo, poderá usar a opção "sempre no topo" do Gestor de tarefas. Para isso, basta clicar no separador "Opções" e marcar a seleção do "Sempre visível".

2. Usar um programa para monitorizar GPU durante um jogo



Caso deseje obter informação mais detalhada, como a utilização do GPU, CPU, RAM e ainda obter informação sobre a temperatura dos componentes e os FPS, poderá usar o MSI AfterBurner.  O programa foi desenhado para ajudar o utilizador a fazer um overclock a placas gráficas, no entanto, também pode ser usado para obter informação relevante da performance do dispositivo.

Na prática, basta baixar e extrair todos os arquivos do programa. Proceda à instalação do programa (suporta o idioma português). O AfterBurner irá instalar um segundo componente, neste caso o Riva Tuner. Após concluir a instalação execute o MSI AfterBurner e clique no botão de opções (roda dentada). Em seguida, aceda ao separador "Monitoramento". Marque as informações que pretende "Exibir na tela".


Está pronto, agora quando executar um jogo, surgirá a informação que selecionou.



Dica Bónus:

Se não ficar totalmente satisfeito, poderá usar o programa alternativo "Fraps". Se costuma jogar títulos do Steam, poderá usar a ferramenta nativa para exibir os FPS. Para isso, basta aceder ao menu "Configurações" - In Game. E marcar a opção para exibir os FPS.

Seja o primeiro a comentar em " Como monitorizar uso da Placa Gráfica (GPU e FPS) "