Como resolver: Media Test Failure Check Cable (No Bootable device)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, dezembro 5
Sempre que tenta iniciar o computador, recebe uma mensagem de erro indicando media test failure, check cable (No Bootable device)? Este erro surge quando o computador tenta iniciar o Windows através da rede. Parece estranho certo?


media test failure, check cable (No Bootable device)


Vamos por partes, este erro pode surgir quando a ordem de arranque foi alterada, o disco rígido não é detectado, ou o computador simplesmente não possui o Windows instalado (por exemplo, caso tenha instalado um disco novo).  Antes de equacionar o pior cenário (avaria do disco rígido), vamos começar por excluir as primeiras hipóteses.


1. Verificar ordem de arranque


Para verificar a ordem de arranque, será necessário aceder à configuração da BIOS (ou UEFI). Para isso, basta pressionar a respetiva tecla de atalho (normalmente F2, F10 ou DEL, consoante as marcas) na primeira tela que surge quando liga o PC.

Procure pela opção Boot (ou Boot Priority), e coloque o disco rígido em primeiro lugar. Se o disco rígido não se encontrar listado, poderá indicar que o mesmo se encontra avariado, ou mal conectado.

Boot Priority

2. Verifique os cabos


Verifique se os cabos do disco rígido estão bem ligados e não possuem sinais de degradação. Se possui um notebook, poderá abrir a tampa que protege o acesso ao disco rígido, e verificar se o disco se encontra bem ligado.

Em alternativa, experimente conectar o disco em outro computador, por exemplo, usando um cabo SATA para USB, permitindo compreender se o disco é reconhecido.

3. Disco novo?


Se instalou um disco novo, irá necessitar de instalar o Windows. Para isso, será necessário criar um suporte de instalação (DVD ou pendrive USB).  Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Criar um DVD do Windows.

Dica: Se pretende instalar um disco novo, sem perder os seus arquivos, e manter a licença do Windows, poderá simplesmente clonar o seu disco antigo.

Encontrou uma solução diferente? Envie o seu comentário e ajude outros leitores que enfrentam o mesmo problema. Obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver: Media Test Failure Check Cable (No Bootable device) "