Como resolver: Erro 0x80070002 e 0x80070003 ao atualizar Windows

Por Jorge Sampaio quinta-feira, dezembro 13
O erro 0x80070002 ou 0x80070003 são bastante comuns, surgindo quando o Windows não consegue instalar as atualizações. Este erro também pode ser acompanhado por uma mensagem indicando que o "Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano" parou de funcionar.

Para resolver o problema, basta executar alguns procedimentos simples, que consistem em excluir os arquivos temporários do Windows Update, e reiniciar os serviços relacionados.

Método 1: Verifica Firewall


Instalou algum programa de segurança recentemente, que possua uma firewall? Se sim, talvez seja boa ideia desativar temporariamente essa mesma firewall, e verificar se o Windows Update funciona corretamente. Para isso, basta verificar os ícones junto ao relógio do Windows. Por norma todos os programas de segurança estariam listados nessa zona, incluindo a firewall possibilitando a desativação.

Método 2: Remover arquivos temporários do Windows Update


Excluir os arquivos temporários do Windows Update, obriga o sistema a baixar tudo novamente, substituindo possíveis arquivos danificados. Para resolver, comece por pressionar as teclas de atalho "Windows + R" e na caixa de execução %windir%\softwaredistribution\


0x80070002 e 0x80070003


Na pasta "SoftwareDistribuiton" apague todo o conteúdo (o Windows pode impedir que alguns arquivos sejam eliminados).

Método 3: reiniciar componentes do Windows Update


Caso o erro 0x80070002 não tenha desaparecido, poderá experimentar reiniciar os serviços do Windows Update. Para isso, comece por iniciar a linha de comandos em modo de administrador.

Para isso, basta fazer uma pesquisa usando a pesquisa do Windows. Com o botão direito do rato selecione "Executar como administrador".

executar como administrador



Agora digite os seguintes comandos, seguidos da tecla [Enter]

  • net stop bits 
  • net stop wuauserv 
  • net stop msiserver 
  • net stop cryptsvc


Agora, vamos iniciar novamente os serviços, mudando apenas de stop para start:

  • net start bits 
  • net start wuauserv 
  • net start msiserver
  • net start cryptsvc

Método 4 Sfc (System File Check)


Outra forma de resolver o problema é usando a ferramenta System File Check. Este procedimento usa uma ferramenta nativa do Windows, pelo que dispensa a instalação de programas externos.

Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+ SHIFT + ESC, para iniciar o gestor de tarefas. Aceda ao separador Ficheiro (ou Arquivo) - Nova Tarefa.Na caixa que surge, digite cmd.exe e marque a caixa de verificação “Criar esta tarefa com privilégios de administrativos”.

Na linha de comandos do Windows digite o seguinte comando:

sfc /scannow

O Windows irá iniciar a verificação dos arquivos do sistema, e corrigir todos os problemas encontrados, mesmo os problemas não relacionados com a ativação do Windows (o que até poderá ser benéfico).



Caso tenha alguma dúvida, poderá visualizar o nosso vídeo no YouTube:





Seja o primeiro a comentar em " Como resolver: Erro 0x80070002 e 0x80070003 ao atualizar Windows "