Conheça o robô Aspirador Deebot DM81

Por Jorge Sampaio terça-feira, dezembro 11
Os robôs aspiradores vieram revolucionar a vida doméstica. Ao início. pensei que estes robôs não passavam de um “brinquedo caro”, mas com dois bebés em casa, a levar a boca tudo o que apanham do chão, rapidamente me rendi às evidências.

O aspirador que compramos foi o Deebot DM81, da marca Ecovacs. Para além de aspirar, o Deebot também “passa a esfregona” (funcionalidade conhecida como MOPA), possuindo igualmente um filtro poderoso de poeiras.


Prepare a casa


Após o entusiasmo inicial, e de ver o funcionamento do aspirador, rapidamente percebi que a minha casa tinha de ser preparada para que o robô pudesse ser mais eficiente.



Como tal, tive de remover tapetes de pelo mais comprido (para evitar que o aspirador ficasse preso), remover obstáculos “trabalhosos” como as pernas das cadeiras, e bloquear a passagem do robô para partes em que eu não necessitava de aspirar, ou em que o robô poderia arranjar problemas (como fios elétricos).


Aspiração


O resultado da aspiração foi excelente, conseguindo um chão completamente limpo, isto claro, após diversas passagens. A possibilidade de limpar o chão com a esfregona (mopa) é excelente, no entanto, o robô apresentava alguns problemas em tijoleira, começando a patinar no chão já molhado.

De resto, o robô conseguiu ser autónomo, e concluiu o trabalho voltando à estação de carregamento. A busca da estação foi um pouco demorada, atendendo a que o robô estava longe, tendo passeado tipo "moribundo" pela casa até finalmente a encontrar. Como é óbvio, eu poderia usar o comando remoto para o levar para a estação, mas o objectivo era saber se ele conseguia sozinho.


Ruído


Segundo o fabricante o Deebot DM81 produz um ruído máximo de 57 decibéis. Ou seja, é um aspirador relativamente silencioso, e a prova, é que as crianças cá de casa não ficam assustadas (pelo contrário, perseguem o aspirador).

Aspirar sempre à mesma hora


O robô permite-lhe ainda programar a aspiração para uma hora definida por si. Dessa forma, garante que sempre que chega a casa, nunca encontrará lixo no chão.

Conclusão


Em termos gerais, o Deebot DM81 merece uma avaliação positiva, pela eficácia na limpeza (que basicamente é o seu objectivo principal). No entanto, é impossível não reparar que este robô é menos "inteligente" que outros modelos do mercado, na mesma margem de preço.




O robô demora muito a encontrar a sua estação, fica preso em tapetes muito peludos, especialmente se possuir a mopa instalada. O modo aleatório é eficaz, mas apenas porque o robô possui uma enorme autonomia (110 minutos). fazendo com que o robô "eventualmente" passe por todos os sítios.

Seja o primeiro a comentar em " Conheça o robô Aspirador Deebot DM81 "