15 dicas para PC, Deixar Computador mais rápido, seguro, etc.

Por Jorge Sampaio domingo, maio 1
Aproveite ao máximo o seu computador com 15 dicas fantásticas. Encontrará dicas para melhorar a segurança do seu computador, dicas para deixar o computador mais rápido, mas também dicas para usufruir ao máximo das capacidades de um computador:

Dicas de Segurança


1 – Manter o Windows actualizado - Manter o Windows actualizado é extremamente importante, a Microsoft actualiza constantemente o Windows, melhorando a sua estabilidade e segurança.

Se possui dúvidas de como actualizar o seu Windows, consulte este artigo: Como actualizar o Windows.


2 – Manter os drivers do computador actualizados - Antigamente actualizar os drivers podia ser uma tarefa complicada, no entanto, já existem programas capazes de procurar e instalar drivers em poucos cliques. Os dois programas gratuitos mais conhecidos para actualização de drivers são: DriverMax e o SlimDrivers.

3 – Navegadores mais rápidos e seguros - Actualmente já existem concorrentes à altura do navegador Internet Explorer. O Google Chrome e o Mozilla Firefox são navegadores rápidos e seguros. Lembrámos que muitas das "pragas" da Internet foram concebidas para infectar o Internet Explorer. Experimente o Google Chrome ou o Mozilla Firefox e sinta uma nova experiencia de navegação.

4 – Antivírus (gratuito) é essencial - Certamente já ouviu isto muitas vezes, mas possuir um antivírus actualizado é essencial para garantir a segurança do seu computador e impedir que os seus dados (emails, dados de cartão de crédito, etc.) sejam roubados.

Download Antivírus:


5 - Firewall - Muitos utilizadores não sabem mas, a firewall é uma protecção essencial contra ataques de hackers e acessos maliciosos ao seu computador. A firewall do Windows é suficiente para garantir a sua segurança, no entanto, se deseja uma protecção mais eficaz poderá fazer o download de uma firewall gratuita aqui: O que é uma Firewall.

Dicas para deixar o computador mais rápido



6 – Acelerar Donwloads - Acelere os seus downloads utilizando um gerenciador de Downloads.

O Free Download Manager é um dos melhores gerenciadores de download, com a enorme vantagem de suportar o download de torrents. Faça o download do programa (+tutorial) aqui: Como acelerar downloads.

7 – Acelerar o computador (Limpar o "Lixo" do seu computador) - Depois de algum tempo de utilização, o computador torna-se mais lento, demora mais tempo a responder. Isso acontece porque ao longo do tempo se vão acumulando arquivos temporários, entradas de registo, etc.

Remover esses arquivos desnecessários irá libertar mais espaço no seu disco e acelerar o desempenho do seu computador. Irá necessitar de dois programas (gratuitos):



dicas para deixar pc mais rapido
8 – Remover programas por completo - Com a constante instalação e remoção de programas, o seu computador vai ficando cheio de "restos" de aplicações. Estes "restos" atrapalham o funcionamento do seu computador tornando-o mais lento e instável. Para remover os programas por completo deverá usar o Revo uninstaller (programa gratuito), faça o download (mais tutorial) aqui: Como remover programas por completo.

Dicas para PC (Utilidades)

9 – Editor de imagens/fotos gratuito (The Gimp) - Longe vão os tempos em que a edição da imagem se resumia a "Photoshop". O The Gimp é um editor de imagens gratuito. O programa pode ser um pouco dificil de entender ao inicio, mas certamente valerá o esforço . Para o ajudar a compreender poderá visualizar o nosso tutorial The Gimp (poderá fazer o download do programa) aqui: Tutorial Gimp.

dicas para deixar o pc mais rápido
10 – Download de músicas e Vídeos do YouTube - Faça o download dos vídeos do YouTube e grave em DVD para assistir com a sua família e amigos. Para isso execute os procedimentos deste artigo - Gravar vídeos do YouTube em DVD.

Outra possibilidade é transformar os vídeos do YouTube em MP3, para isso, deverá utilizar o serviço gratuito vidtomp3 - Youtube para MP3.

11 – Recuperar Arquivos apagados (fotos, documentos, músicas, etc.) - Já lhe aconteceu apagar um arquivo e perceber mais tarde que afinal ainda necessitava dele? Pois bem, com o recuva poderá recuperar os seus arquivos apagados facilmente (e gratuitamente). Faça o download (+tutorial) aqui: Recuperar arquivos apagados.

12 – Gravar Filmes/Vídeos para assistir no DVD da Sala - Gravar Filmes/Vídeos é extremamente fácil, principalmente se decidir utilizar o Sothink Movie Maker. O programa suporta vários tipos de arquivos e consegue gravar o DVD (já com a legenda embutida). Faça o download do programa aqui: Sothink Movie Maker.

13 – Reproduzir Audio/Vídeo (HD) - Para reproduzir ficheiros áudio e filmes em HD use The KMPLayer. O programa consegue reproduzir vários tipos de arquivos. Suporta inclusivamente a leitura de arquivos danificados/incompletos. É sem dúvida um programa bastante útil para manter no computador.

Download The KMPlayer

14 – Comunicar com amigos/Família - Para comunicar com os seus amigos e familiares a qualquer hora do dia tem ao seu dispor o MSN. As novas versões do Messenger evoluíram bastante a nível de segurança tornando as suas conversas mais seguras.

Faça o download do Messenger aqui: Download Messenger (instalação offline).

Se tiver dificuldades em instalar o MSN ou algum erro que impeça o login visite este artigo: MSN não entra.

15 – Editar Músicas/Som - Precisa de cortar uma música, aumentar/reduzir o volume, dividir um arquivo de som em "pedaços" mais pequenos? Então certamente irá gostar do editor de som gratuito, Audacity. Faça o download do programa aqui: Tutorial Audacity.

Deixe um comentário com as suas dicas.

Seja o primeiro a comentar em " 15 dicas para PC, Deixar Computador mais rápido, seguro, etc. "