Como digitalizar um Documento (Texto editável)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, março 15
Neste tutorial, iremos explicar como digitalizar documentos utilizando o programa Word (Microsoft Office), e a ferramenta de Texto do LibreOffice (gratuito).

Para complementar o tutorial, iremos ainda explicar como transformar um documento digitalizado, do formato de imagem (JPEG ou TIFF), para um formato editável (DOC ou TXT).

Dica: Caso tenha dificuldades, poderá ainda experimentar digitalizar documentos usando o seu celular. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como escanear documentos com o celular.

Como digitalizar um documento


Em primeiro lugar, o seu Scanner deverá estar completamente configurado. Caso tenha dificuldades em instalar o Scanner, consulte o seguinte artigo: Como instalar impressora (o procedimento de instalação é semelhante).


Digitalizar documento no Word (Microsoft Office)


Para digitalizar documentos no Word terá de utilizar o aplicativo Microsoft Media Gallery.

Para isso, aceda ao Menu Iniciar - Programas - Microsoft Office - Ferramentas do Microsoft Office - Microsoft Media Gallery (ou Microsoft Clip Organizer no Office 2010).

Em seguida, clique no Menu Ficheiro (ou Arquivo) e selecione Adicionar Clips ao Media Gallery (Ou Clip Organizer) - Do Scanner ou câmara.

como digitalizar documentos

Quando a digitalização estiver concluída, salve o documento e retorne ao Word. Já no Word clique no Menu Inserir - Imagem - Adicione a imagem digitalizada.

Dica: Poderá igualmente copiar a imagem digitalizada (botão direito do rato), e colar no Word pressionando CTRL+V.

Caso pretenda transformar a imagem num documento editável, deverá utilizar um programa de reconhecimento ótico de carateres (OCR). Veja como fazer aqui: Passar Imagem para Texto (OCR).

Digitalizar Documento no Programa LibreOffice


Se não tem possibilidades de adquirir o Microsoft Office poderá fazer o download do LibreOffice. O programa é gratuito e possui várias ferramentas de qualidade.

Download LibreOffice.

Para digitalizar um documento no Editor de Texto do LibreOffice, basta aceder ao Menu Inserir - Imagem - Digitalizar - Requerer.

como escanear documentos
O documento digitalizado é adicionado automaticamente ao editor de texto. Caso pretenda transformar a imagem num texto editável, deverá utilizar um programa de reconhecimento ótico de carateres (OCR), veja como fazer aqui: Passar Imagem para Texto (OCR).

3 Comentários " Como digitalizar um Documento (Texto editável) "

Anónimo

Não explicou de que maneira deixar o texto editavel "utilizar um programa ocr isto é muito vago"!!!!!!!!!!!!

Jorge Sampaio 24 de março de 2012 às 12:45

Caro leitor,

Para transformar uma imagem em texto editável, basta utilizar um programa OCR, descrito no seguinte artigo:

OCR: Passar imagem para texto.

Pedimos desculpa, se não fomos suficientemente claros na nossa explicação.

Atenciosamente, SafePC Tuga.

Unknown 14 de fevereiro de 2014 às 22:57

otimo,foi bem claro.deu pra entender com clareza.fiz o teste e deu certo.obrigada!