Como atualizar Windows 8.1 para Windows 10 [Grátis]

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 24
Neste tutorial, iremos explicar como atualizar do Windows 8.1 para o Windows 10 de uma forma simples e intuitiva. Aliás, a Microsoft tem apostado em facilitar a vida aos usuários, tornando procedimentos como a atualização do Windows, ou a formatação cada vez mais simples de executar.

atualizar Windows 8.1 para Windows 10


Atualizar Windows 8.1 para Windows 10


Em primeiro lugar, será necessário possuir o Windows 10. A Microsoft anunciou que o Windows 10 será disponibilizado gratuitamente para usuários do Windows 7 e Windows 8.

Como tal, basta aceder à seguinte página da Microsoft para proceder ao download:

Baixar Windows 10

Versão 32 ou 64 bits?

Tudo irá depender da configuração do seu computador. Um computador com uma arquitectura de 32 bits, não consegue correr a versão de 64 bits. Para saber qual é a versão adequada para si, consulte o seguinte tutorial para obter mais detalhes sobre o tipo de sistema que utiliza: 32 ou 64 bits - Qual devo usar?

Baixar o Windows 10

Agora já poderá baixar o Windows 10 para o seu PC. O arquivo de imagem (ISO) do Windows 10 é bastante grande, como tal, recomendamos a utilização de um acelerador de downloads que lhe permita retomar o download do arquivo caso a transferência falhe (poderá usar o Free Download Manager).

Gravar imagem ISO em DVD

Agora, será necessário gravar a imagem do ISO em DVD. Para isso, você poderá usar a própria funcionalidade de gravação incorporada no Windows. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como gravar ISO no Windows 7 (também se aplica ao Windows 8).

Começar a instalar o Windows 10

Agora, comece por aceder ao "Meu Computador " e execute o DVD do Windows. O Windows 10 irá então começar o processo de configuração. Você deverá ler e aceitar os termos para continuar com a instalação.

Em seguida, será necessário definir o que pretende fazer com os arquivos do computador. Se optar pela opção "Nada" todos os arquivos mantidos no computador serão excluídos, como tal, é importante guardar um backup desses mesmos arquivos. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: como fazer o backup de arquivos.

atualizar Windows 8.1 para Windows 10

O Windows 10 irá prosseguir procurando novas atualizações, e verificando se estão reunidos todos os requisitos para proceder a instalação.

atualizar Windows 8.1 para Windows 10

Quando todo o processo estiver terminado, surgirá um ecrã onde o Windows 10 enumera tudo o que irá ser feito. Se concordar, clique no botão "Instalar".

Como atualizar Windows 8.1 para Windows 10

Dá-se inicio à instalação do Windows 10. O seu computador será reiniciado várias vezes durante todo o processo, sem ser necessário a sua intervenção.

Após a instalação do Windows 10

Após concluir a instalação do Windows 10, será necessário proceder à configuração inicial do sistema. Esta configuração é muito simples de aplicar e é efectuada apenas uma vez.

windows 8 para windows 10

Para terminar, basta adicionar a sua conta Microsoft (poderá criar uma gratuitamente neste tutorial -> Criar conta Hotmail / Outlook) que lhe dará acesso à loja de aplicativos do Windows (podendo instalar apps ou jogos grátis).

windows 10

Qual é a sua opinião do Windows 10?

Qual é a sua primeira impressão do Windows 10? Considera este novo sistema melhor do que os anteriores?

Seja o primeiro a comentar em " Como atualizar Windows 8.1 para Windows 10 [Grátis] "