Como instalar uma Webcam (do Notebook ou externa)

Por Jorge Sampaio domingo, março 22
Neste tutorial iremos explicar como instalar uma webcam no seu computador. Você poderá instalar uma webcam interna (incorporada no próprio PC, por exemplo no notebook) ou externa (adquirida em separado).

Relembramos o leitor, que é possível usar a câmara do seu smartphone (Android) como webcam gratuitamente e sem fios. Para isso, basta executar os procedimentos do seguinte tutorial: Como usar a câmara do Android como Webcam.

Como instalar uma Webcam


Como instalar uma Webcam


Possuir uma Webcam instalada no computador, aumenta significativamente a diversão. Com ela, você poderá fazer vídeo chamadas (com uma pessoa, ou em grupo), gravar vídeos, tirar fotos, etc.

Instalar uma Webcam pode parecer um procedimento complicado, no entanto, ela pode ser instalada com alguns procedimentos simples.

1. Instalar webcam interna (notebook)

Para instalar uma webcam interna, basta proceder à instalação dos respectivos drivers. Para baixar os drivers da sua webcam nós recomendamos a utilização de um programa específico, por exemplo o DriverMax.

photo webcam driver.jpg


Dessa forma você poupa o trabalho de identificar o modelo da sua webcam, bem como o trabalho de procurar o driver correto, compatível com a sua versão do Windows. Está pronto.

2. Instalar uma webcam externa


Comece por conectar a webcam ao seu computador usando o respectivo cabo.

Se tudo correr bem o Windows irá reconhecer o dispositivo e instalar todos os drivers necessários. Caso isso não aconteça, será necessário proceder à instalação manual dos drivers.

Para isso, utilize o CD de instalação dos drivers que vinha incluído com a webcam. É importante tenha o cuidado de instalar a versão correspondente à versão do seu Windows.

Caso tenha dificuldades, poderá usar o DriverMax (referido no ponto 1) para identificar e baixar os drivers necessários.

Seja o primeiro a comentar em " Como instalar uma Webcam (do Notebook ou externa) "