Como resolver o erro 0xc00000e9 ao iniciar o Windows

Por Jorge Sampaio domingo, julho 31
Sempre que tenta iniciar o Windows recebe uma mensagem de erro de tela azul com o código 0xc00000e9? Saiba como resolver o problema com algumas soluções simples de aplicar.

0xc00000e9


Como resolver o erro 0xc00000e9


1. Em primeiro lugar, experimente reiniciar o seu computador e pressione repetidamente a tecla F8 até surgir o menu avançado de arranque.

Selecione a opção "Modo de segurança com linha de comandos" e digite chkdsk /r para iniciar a verificação (e recuperação) dos arquivos do sistema.

Caso o seu computador volte a arrancar pessoalmente, é recomendável fazer uma verificação à integridade do seu disco rígido, usando programas como o HDTune.

2. Reparar arranque do Windows 

Se o erro 0xc00000e9 não desapareceu, poderá experimentar usar a ferramenta de reparação de arranque do próprio Windows. Para isso, basta usar o DVD de instalação do próprio Windows ou criar um DVD de recuperação. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: como recuperar o Windows.

3. Restauro de sistema

Volte a usar o disco de arranque como explicado no ponto 2 e  selecione a opção "Restauro de sistema". Reverta as alterações para uma data anterior ao problema ter surgido.

4. Malware

Outra possibilidade é este erro estar a ser provocado por malware (vírus, trojans, etc.).

Como o computador não consegue arrancar, não será possível usar um antivírus tradicional, ao invés disso, será necessário usar um disco de recuperação fornecido pelas diversas empresas de segurança.

Para mais detalhes, poderá consultar o nosso tutorial: Como remover qualquer vírus do PC. Encontrará todos os detalhes necessários para usar o Kaspersky Rescue Disk.



5. Periféricos conectados recentemente

Experimente desligar todos os periféricos que possui conectado ao computador (ratos, teclados, impressoras, pendrive, etc.). Se o erro desaparecer, poderá indiciar um conflito de hardware. Volte a conectar os dispositivos um a um, até encontrar o dispositivo "culpado" pelo erro 0xc00000e9.

Encontrou outra solução?

Se conseguiu resolver o erro 0xc00000e9 usando outra solução? Partilhe com a nossa comunidade enviando o seu comentário. Dessa forma, estará a ajudar usuários que enfrentam o mesmo problema. Muito obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver o erro 0xc00000e9 ao iniciar o Windows "