Como ocultar uma Partição Reservada pelo Sistema (ou Outra)

Por Jorge Sampaio domingo, outubro 14
Os fabricantes de computadores, costumam ocultar partições no seu disco, com os arquivos necessários para reverter o seu PC para o estado de fábrica. No entanto, podem surgir situações em que estas partições ficam visíveis (por exemplo, após clonar um disco para migrar de HDD para SSD).

Para voltar a ocultar essa partição existem 3 soluções simples: Usar o gestor de discos do Windows, ocultar usando a linha de comandos e claro, usando um programa específico.

Como ocultar uma Partição Reservada pelo Sistema


1. Gestão de discos do Windows



Comece por aceder à ferramenta "Gestão de discos" do próprio Windows. Para isso, basta pressionar com o botão direito do rato no ícone do Menu Iniciar (ou usar as teclas de atalho Windows + X).

Agora, com o botão direito do rato clique na partição que pretende ocultar e selecione a opção "Alterar a letra de unidades e caminhos para...".

Clique no botão "Remover" e confirme a alteração. Se tudo correu bem, a sua partição já se encontra oculta.

remover letra para ocultar partição


2. DiskPart

O Diskpart é uma ferramenta poderosa, permitindo gerir as partições do disco, ou gerir arquivos através da linha de comandos (sendo uma excelente ajuda a recuperar o PC quando o mesmo não arranca).

Para usar o DiskPart, comece por lançar a linha de comandos com privilégios de administrador. Para isso, pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC e na janela do Gestor de Tarefas selecione o separador "Arquivo" - "Nova Tarefa".

Agora, digite "cmd.exe" (sem aspas) e marque a caixa de verificação "Privilégios administrativos". Na linha de comandos lance a ferramenta diskpart através do comando:

diskpart


A sua linha de comandos começa agora por "DISKPART>". Já pode iniciar o processo de remoção da letra da partição para ocultar a mesma. Digite o seguinte comando para obter a listagem de todas as partições e letras associadas:

list volume


diskpart list volume


Agora identifique a partição que pretende ocultar. Poderá identificar através da letra atribuída. Na linha de comandos selecione a partição que pretende ocultar usando o comando:

select volume #


Troque o "#" pelo número do volume da partição que pretende ocultar.

Por exemplo:

select volume 3


Para terminar, digite o comando (troque a letra "G", pela letra da partição que pretende ocultar):

remove letter=G


3. Usando um programa

Se estes procedimentos são complicados para si, poderá sempre optar por um programa específico. Uma solução gratuita é o EaseUs Partition Master Free. Após instalar e executar o programa, clique com o botão direito do rato na partição pretendida e selecione "Ocultar partição".



ocultar particao com o easeus partition master


Para terminar, clique no botão "V" para aplicar as alterações.

Seja o primeiro a comentar em " Como ocultar uma Partição Reservada pelo Sistema (ou Outra) "