Como Usar o CCleaner | Tutorial e Ferramentas Principais

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 22
O CCleaner é um programa gratuito que permite otimizar o desempenho do seu computador. O funcionamento do CCleaner é bastante simples, no entanto, existem algumas funcionalidades que por vezes passam despercebidas.

Saiba como usar o CCleaner de forma mais eficiente e aprenda a excluir arquivos duplicados, desativar os programas que arrancam com o Windows, excluir pontos de restauro antigos, etc.

Limpar o registo


É uma das funcionalidades mais úteis do CCleaner. Limpar o registo do Windows melhora o desempenho do seu computador, torna o seu sistema mais estável e ainda corrige erros de funcionamento.

Para limpar o registo clique no botão “Registo” - “Procurar erros”. Após a varredura, clique em “consertar erros”. Guarde uma cópia do registo para que possa reverter as alterações caso algo corra mal.

Tutorial como usar ccleaner


Outro programa que limpa e corrige o registo do Windows é o Auslogics Registry Cleaner. Faça o download do programa aqui: Auslogics Registry Cleaner.

Limpar arquivos duplicados:

Uma das melhores formas de libertar espaço no seu computador é excluindo os arquivos duplicados. Com o CCleaner, basta aceder ao menu "Ferramentas" - "Localizador de duplicados". O CCleaner permite definir um "filtro", permitindo que o programa ignore determinados arquivos. Caso necessite de detalhes adicionais, consulte o seguinte tutorial: Como encontrar e eliminar arquivos duplicados com o CCleaner.



Programas que arrancam com o Windows

Uma das formas mais simples de acelerar o arranque do PC, é reduzindo o número de programas a arrancar com o Windows. Se abrir o Gestor de Tarefas do Windows (pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC) aceder ao separador "Arranque", poderá definir quais os programas que arrancam com o Windows.

No entanto, o CCleaner consegue fornecer mais "detalhes", que podem ser uma excelente ajuda na hora de decidir quais os aplicativos que podem ser impedidos de arrancar. Para isso, basta aceder ao menu "Ferramentas" do CCleaner e clicar na opção "Programas iniciados com o sistema". Agora, basta selecionar um programa e usar os programas "Ativar / Desativar" para gerir o seu arranque.



Remover arquivos temporários

O CCleaner também lhe permite apagar os arquivos temporários do seu computador, permitindo um ganho de velocidade do Windows e espaço no disco rígido.

Na janela da esquerda poderá “aprofundar” a limpeza seleccionando outras opções. Se clicar no separador "Aplicações" poderá especificar/aumentar a limpeza de dados de certas aplicações (Internet Explorer, Office, Acrobat Reader, etc.).

Ferramentas

Um menu recheado de utilidades. Poderá utilizar o CCleaner para desinstalar programas (embora o Revo Uninstaller seja mais eficiente), apagar pontos de restauro anteriores, apagar unidades (apaga as unidades de forma permanente impedindo a recuperação de dados - veja como recuperar dados apagados).

No entanto, a funcionalidade que ganha maior destaque, é a possibilidade de definir os programas que arrancam com o Windows. Poderá remover programas do arranque do Windows, no entanto, deve ter cuidado com os programas que remove. Caso possua alguma dúvida deixe um comentário.

Opções

No botão "Opções" do CCleaner poderá encontrar funcionalidades mais "Avançadas", desde criar listas de excepções para cookies do navegador, adicionar pastas adicionais para remoção durante a limpeza do CCleaner, adicionar pastas e entradas de registo que não devem ser removidas pelo CCleaner, mudar o idioma, etc.

Download: CCleaner

2 Comentários " Como Usar o CCleaner | Tutorial e Ferramentas Principais "

Jonathans 15 de novembro de 2012 às 19:39

ambos são mt bom

Anónimo

Tenho o Ccleaner e posso afirmar que é bom naquilo a que se propoe; pretendo baixar o Revo Uninstaller também e aí terei uma dupla poderosa em meu notebook!