Notebook não conecta Wi-Fi - Como corrigir esse erro

Por Jorge Sampaio quinta-feira, agosto 16
Existem diversos factores que podem impedir que o notebook conecte a uma rede Wi-Fi. Neste tutorial, iremos explicar como detectar o problema, e ainda, otimizar a sua rede Wi-Fi para obter maior alcance (velocidade e estabilidade).

Nesse artigo poderá ver quais são as causas, e como resolver o erro em cada uma das circunstâncias. Existem 4 problemas comuns que levam um notebook a não conseguir conectar ao Wi-Fi. Alguns dos problemas têm soluções bem simples, por isso anote.

Notebook não conecta Wi-Fi - Como corrigir esse erro




Notebook não conecta Wi-Fi - Causas e Soluções



Se algumas razões para não conseguir conectar ao Wi-Fi são mais complicadas de resolver, outras são bem simples, como pode ver já de seguida. Veja qual das situações será o seu caso e siga as dicas para resolver o erro notebook não conecta Wi-Fi.

Wi-fi desligado

O notebook pode não estar conectando ao Wi-Fi porque tem o Wi-Fi desativado. Às vezes sem querer clicamos em algumas teclas de função que podem desativar o Wi-Fi em nosso notebook. Essas teclas de função são aquelas que começam com um F seguido de números.

Apesar das teclas de função variarem um pouco de computador para computador, geralmente a que se refere ao Wi-Fi é a Fn + Wi-Fi (na maior parte dos notebooks aparece do lado esquerdo da tecla do Windows. Para resolver esse problema basta clicar em Fn + a tecla de função do Wi-Fi.



Fora do alcance

A posição de nossos roteadores é fundamental para termos um bom sinal Wi-fi. Alguns deles têm antenas com alcance baixo, e por isso, se estivermos afastados, ou se houver paredes, pode ser que estejamos fora do alcance da rede, e por isso não conseguimos conectar o Wi-fi.

Para resolver esse problema o melhor é usar um repetidor de sinal (ou powerline), ou então ponderar o notebook mais perto do seu roteador, ou mudar o local onde costuma ter o roteador. Em último recurso, poderá usar o seu dispositivo Android como repetidor de Wi-fi.

No Android, poderá usar o Wi-Fi Analyser para analisar a sua rede Wi-Fi. Dessa forma, conseguirá visualizar a potência do sinal Wi-Fi em tempo real, e compreender em que local o sinal se dissipa.



Desatualização do Driver

Qualquer computador precisa ter instalado um driver de rede para conseguir acessar a Internet. Pode ser que não tenha esse driver instalado, ou pode tê-lo desatualizado. Isso leva ao erro do notebook não conecta wi-fi.

Antes de mexer no seu driver de rede verifique quais as suas condições. Para isso acesse o Painel de Controle e depois Sistema e Segurança. Em seguida entre em Sistema e depois Gerenciador de Dispositivos. Abrirá uma janelinha. Veja se aparece algum ícone amarelo com um ponto de exclamação. Se sim, o driver do componente marcado está faltando ou se encontra desatualizado.

Para corrigir esse problema deve acessar o site que fabrica o componente em causa e baixar novamente o driver. Caso não tenha experiência a nível informático, poderá usar programa Drivermax para instalar os drivers automaticamente. Na versão gratuita, o Drivermax permite instalar 2 drivers grátis por dia o que será suficiente, para resolver o problema.



Servidor DNS com problemas

Muitas vezes o notebook não conecta wi-fi por causa de problemas com o servidor DNS, o qual é essencial para que a sua Internet funcione corretamente. Pode ser que o DNS esteja configurado erradamente em seu notebook, ou pode ser um problema com o DNS da operadora. Para resolver esse problema basta trocar o servidor DNS.

Entre em Painel de Controle e depois clique em Rede e Internet. Em seguida vá a Central de Rede e Compartilhamento e depois Alterar as configurações do Adaptador. Encontre a sua conexão de rede e clique com o botão direito do mouse. Entre nas Propriedades e procure o Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e acesse as propriedades desse protocolo.



Insira aqui o DNS que pretende. Geralmente o do Google costuma ser bem eficiente (8.8.8.8.). Para o DNS alternativo insira o DNS 8.8.4.4.

Seja o primeiro a comentar em " Notebook não conecta Wi-Fi - Como corrigir esse erro "