Como usar o Windows 10 - Guia Inicial

Por Jorge Sampaio terça-feira, outubro 13
Saiba como usar o Windows 10 e fique por dentro de todas as novidades deste novo sistema operativo.

Neste tutorial, iremos explicar como baixar o Windows 10 diretamente dos servidores da Microsoft e responder às perguntas "quentes" do momento, desde como evitar que o seu computador "trabalhe" como servidor de atualizações para a Microsoft, ou impedir que a Microsoft saiba o que você escreve no Windows 10. Curioso?

Como usar o Windows 10 - Guia Inicial



O Windows 10 já se encontra instalado em milhões de computadores, sendo espectável que este número continue a aumentar, atendendo que ainda existem muitos usuários aguardando a atualização.

O Windows 10 causou muita expectativa, especialmente após a Microsoft anunciar que iria oferecer a licença deste novo sistema aos usuários com Windows 7 e Windows 8 (e 8.1).

Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft decidiu regressar um pouco às origens, devolvendo o Menu Iniciar e adicionando algumas funcionalidades extra.

Se ainda não possui o Windows 10 instalado, poderá baixa-lo diretamente dos servidores da Microsoft.

Para isso, execute os procedimentos do seguinte tutorial: Como baixar o Windows 10.

Tutoriais Windows 10:



Drivers

Os drivers são uma das grandes preocupações dos usuários que atualizam para o Windows 10, isto porque, os drivers são essenciais para garantir um correcto funcionamento do computador.

A boa notícia, é que muitos fabricantes desenvolveram versões de drivers para o Windows 10 e nos casos em que tal não acontece, é possível usar os drivers da versão anterior do Windows. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: drivers Windows 10.

Loja do Windows

A loja será um dos pontos fortes do Windows 10, permitindo instalar jogos gratuitos e aplicativos para aumentar a funcionalidade do Sistema.

Para baixar jogos do Loja do Windows 10, será necessário possuir uma conta Microsoft. Caso ainda não possua uma conta Microsoft, poderá criar uma facilmente seguindo os passos do seguinte tutorial: Criar conta Microsoft.
Como usar o Windows 10 - Guia Inicial



Menu Iniciar

Após uma enorme contestação pela remoção do Menu Iniciar do Windows 8, a Microsoft voltou atrás e decidiu incluir novamente este menu no Windows 10, com algumas alterações que certamente lhe irão agradar. Nomeadamente a introdução da secção "A vida num relance", que organiza o seu email, fotografias, notícias, jogos e muito mais à distância de um clique.

Como usar o Windows 10 - Guia Inicial


Cortana

Uma das funcionalidades que suscita maior curiosidade é a assistente pessoal "Cortana", que lhe permite fazer pesquisas e algumas tarefas básicas, usando a sua voz. Atualmente, o Cortana ainda não se encontra disponível em português, e como tal, não podemos adiantar muitos pormenores.

Se estiver muito interessado no assunto, talvez queira consultar o nosso tutorial: Como usar o Google now no PC.

Usar vários Ambientes de trabalho

Outra funcionalidade em destaque no Windows 10 é a possibilidade de criar vários Ambientes de Trabalho, cada um deles com pastas ou programas diferentes a serem executados. Você pode abrir ambiente de trabalho com todas as janelas necessárias para completar um trabalho, e usar outro ambiente de trabalho para executar vídeos ou correr o Facebook.

Como usar o Windows 10 - Guia Inicial


Conheça mais detalhes no seguinte tutorial: Criar vários "Ambientes de Trabalho" no Windows 10.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge é o navegador do Windows 10, surgindo para substituir o velhinho e desgastado Internet Explorer.  Caso pretenda mais detalhes deste navegador consulte o seguinte tutorial: O que é Microsoft Edge?

Privacidade do Windows 10

A privacidade sempre foi um tema muito debatido, ganhando cada vez mais preponderância. No Windows 10, você possui todas as definições de privacidade organizadas e fáceis de aceder. Para isso, basta aceder ao Menu Iniciar - Definições (ou Configurações) - Privacidade.

Nota: No Windows 10 existe uma opção que permite à Microsoft saber o que você escreve no seu computador, o que tem lançado intensos debates na Internet. No entanto, esta opção pode ser desativada facilmente, desligando a opção "Envie informações à Microsoft sobre como escrever..."



O seu computador trabalha para a Microsoft?

Outro tema quente no Windows 10 é a partilha de atualizações, onde na prática a Microsoft usa o seu computador para enviar atualizações para outros computadores (de desconhecidos), libertando a carga dos servidores da Microsoft.

Caso pretenda desativar esta opção, basta executar os procedimentos do seguinte tutorial: Como desactivar a Partilha de atualizações no Windows 10.

Voltar para o Windows anterior (pasta Windows.old)

Se fez a atualização do Windows 7 ou 8 para o Windows 10, terá um mês para reverter todo o processo e voltar a versão anterior. Para isso, basta aceder ao menu "Iniciar" e clique em "Definições" - "Atualizar e segurança". Na secção "Recuperação" encontrará a opção "Voltar ao Windows [anterior]". Clique no botão "Introdução".

Se tem a certeza absoluta que pretende ficar com o Windows 10, então poderá excluir a pasta Windows.old e libertar vários gigabytes de espaço em disco. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Excluir pasta Windows.old.

Ficou com dúvidas?

Se ficou com alguma dúvida em como usar o Windows 10 ou alguma das suas funcionalidades, envie o seu comentário. Teremos todo o gosto em ajudar os nossos leitores.

Seja o primeiro a comentar em " Como usar o Windows 10 - Guia Inicial "